A arquitetura e a engenharia se complementam!


Categoria: Arquitetura

Palavras chave: Engenharia, Projetos Complementares

Se o Arquiteto é o profissional habilitado para o desenvolvimento do projeto arquitetônico, o Engenheiro  é o profissional habilitado para desenvolver os projetos complementares. Quer saber mais sobre os projetos complementares, esse é o post certo :) 

Entretanto, antes de falarmos deles, se você quer saber mais sobre a importância de contratar um engenheiro, clique aqui!!!

 

 

Vamos lá?

Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), o arquiteto durante sua formação deve desenvolver  as  habilidades necessárias  para  conceber  projetos  de arquitetura,  urbanismo  e  paisagismo, realizar  construções, além de outras funções, tudo isso  tendo em vista que praticamente durante todos os 10 períodos de curso ele tem contato com a prática projetual de pequena a grande escala. 

Porém, para que o projeto arquitetônico tenha um melhor funcionamento é necessário os projetos complementares e é aí que os engenheiros de cada área atuam com mais propriedade! 

Apesar da suposta rivalidade entre a arquitetura e a engenharia, essas duas áreas, na verdade, se completam. Enquanto o Arquiteto concebe o projeto arquitetônico, os engenheiros são responsáveis, em geral,  pelos projetos complementares. 

 

 

Quais são os principais projetos complementares?

Estrutural: esse projeto engloba fundação, vigas, lajes, pilares, etc. De forma, que esses elementos sejam dimensionados garantindo que suporte as cargas e garanta a segurança da edificação e das pessoas que vão usá-la.

Elétrico: Sabe quando você vai utilizar algum eletrodoméstico e cai a energia? O projeto elétrico vai distribuir as cargas da edificação com reservas e se preocupando claro com a segurança, de forma a evitar essas situações indesejadas e outros diversos problemas.

Hidrossanitário: Ninguém gosta daquele fedor de esgoto nos ambientes, não é verdade? Muitas das vezes isso ocorre pela falta de um bom projeto hidrossanitário. Nesse, será calculado o abastecimento e distribuição de água, serão traçados as tubulações de água e esgoto, ventilação adequada, etc.

Proteção contra incêndio: É sempre importante pensar em rotas de fuga, dimensionamento de hidrantes, extintores, porta corta-fogo, etc. Tudo isso é extremamente necessário principalmente em grandes construções e edifícios comerciais.

 

 

Vale lembrar que após o desenvolvimento desses projetos complementares, sempre é necessário a compatibilização!!!

 

O que é compatibilização?

A compatibilização é a etapa onde todos os projetos serão vistos em conjunto, antes do início da obra, de modo a prever a interferência de um projeto no outro, evitando assim, erros e gastos desnecessários na construção. Essa compatibilização é feita pelo arquiteto e urbanista registrado no CAU.

 

Percebeu a importância dos projetos complementares? Se precisar de um orçamento na área de engenharia, fique à vontade para entrar em contato com nossos parceiros da R./Braz Engenharia, por Instagram, Email ou Whatsapp.

Se quiser fazer algum serviço na área de Arquitetura, faça um orçamento gratuito conosco! Entre em contato por meio do Instagram, Facebook, YouTube ou por aqui mesmo! Nós podemos te ajudar a realizar os seus sonhos.

 

Links consultados:

https://www.caubr.gov.br/caubr-esclarece-duvidas-sobre-atividades-que-so-podem-ser-realizadas-por-arquitetos-e-urbanistas/;

https://fixerengenharia.com.br/2019/08/28/o-que-sao-projetos-complementares/#:~:text=Projetos%20complementares%20s%C3%A3o%20aqueles%20que,%2C%20preven%C3%A7%C3%A3o%20%26%20combate%20a%20inc%C3%AAndio%E2%80%A6;

https://engefast.com.br/o-que-sao-projetos-complementares/.

 


Comentários

Juan Liberato

Conteúdo muito bom!


Fazer um comentário