
Pintura e percepção: Entenda o poder da pintura e das cores em afetar as percepções humanas das emoções e noções de espaço.
Categoria: Interiores
Palavras chave: Dicas de pintura e percepção de ambientes
Sabia que o uso das cores pode afetar em diversas percepções humanas, como dimensão, emoção, iluminação e temperatura?
A pintura de um ambiente influencia diretamente na ideia que o mesmo irá passar, bem como nas atividades que nele irão acontecer. Ao identificarmos os princípios que exploram os significados das cores, é possível explorar novas ideias de decoração que também irão promover bem estar e o melhor aproveitamento do seu espaço.
A psicologia das cores
Com relação à percepção humana das cores e a sua relação com as emoções, pode-se citar a psicologia das cores. Essa área baseia-se em um estudo aprofundado de como o cérebro humano identifica as cores e as transformam em sensações. Veja a lista abaixo das cores e dos sentimentos que elas expressam e perceba a influência que elas exercem nesses ambientes:
Branco: passa a ideia de pureza, limpeza e simplicidade.
Amarelo: é a cor que remete ao intelecto e a criatividade e está relacionada com energia e otimismo.
Laranja: a cor está relacionada com humor, sociabilidade, autoconfiança e extroversão.
Vermelho: é uma cor que chama bastante atenção, traz intensidade e que remete a fortes emoções.
Verde: a cor remete-se à natureza e simboliza equilíbrio, harmonia e estabilidade.
Azul: é a cor da serenidade, paz, calma, frio e conservadorismo.
Rosa: implica sinceridade, empatia e companheirismo.
Roxo: expressa intimidade, mistério, sensibilidade e apresenta um tom introspectivo.
Marrom: remete a ideia de firmeza e simplicidade.
Preto: o preto traz formalidade, sofisticação, confiança e poder.
Um exemplo de situação onde a psicologia das cores é muito utilizada é na área do Marketing e Publicidade. Isso deve-se porque a cor é uma fonte de informação muito influente quando as pessoas estão tomando uma decisão. Portanto, cada cor utilizada em uma propaganda ou em uma logomarca é pensada para causar o impacto desejado no consumidor. Vamos para um exemplo prático. Caso alguém fale vermelho, há grandes chances do seu cérebro associar com alguma marca, e chances maiores ainda das marcas serem McDonalds ou Coca-Cola, acertei?
A influência da pintura na percepção dos ambientes
Além de toda essa relação com os sentimentos, as cores também podem alterar nossas percepções sobre o espaço!
Nunca percebeu isso? A pintura tem o poder de alargar, encurtar, alongar e estreitar os espaços, tudo isso através das nossas percepções. Veja abaixo alguns desses efeitos.
www.coral.com.br
Os tons mais claros aplicados nas paredes e no teto conseguem refletir mais a luz e ampliar o ambiente.
www.coral.com.br
Se os tons mais escuros forem aplicados nas superfícies, a sensação é de aconchego.
www.coral.com.br
Para alongar os ambientes, é aconselhado que as paredes sejam escuras e que piso e teto sejam de cores mais claras, dessa forma, as linhas horizontais do ambiente são aumentadas.
www.coral.com.br
Pintando a parede do fundo com uma cor escura, a profundidade do ambiente é trazida para mais perto, encurtando as distâncias.
www.coral.com.br
Você sente que o pé direito é muito alto? Porque não tenta pintar o teto de uma cor mais escura! Dessa forma você encurta as distâncias entre o chão e o teto.
www.coral.com.br
E o contrário também funciona! Deixando o teto mais claro com paredes em tons escuros, a sensação é que o pé direito do ambiente é maior.
www.coral.com.br
E basta pintar as paredes laterais opostas com cores mais escuras para que o cômodo seja estreitado.
www.coral.com.br
Uma dica para alargar o espaço? Pinte o teto e a parede de fundo com tons mais escuros que as paredes laterais. Essa é uma técnica muito utilizada em corredores, por exemplo.
Conclusão
O mesmo ambiente consegue transmitir muitas sensações diferentes quando as cores e a pintura são utilizadas da forma correta. Que tal pôr todo esse conhecimento em prática?
Se mudar o seu espaço, nos marque no instagram @archipolisjunior.
E para um projeto que conte com tudo isso e muito mais, é só solicitar um orçamento gratuito pelo nosso site: archipolisjunior.com. Nossa equipe ficará muito feliz em te receber!
Se ficou curioso e quer aprender mais sobre arquitetura e interiores, veja os outros posts do nosso blog: www.archipolisjunior.com/blog
Caso também queira uma dica de leitura, recomendamos os livros: A psicologia das cores, da Eva heller e Palette Perfect: Color Combinations Inspired by Fashion, Art & Style.