
Quatro passos para transformar o seu espaço alugado
Categoria: Interiores
Palavras chave: Ambientes alugados; Reforma
Quando pensamos em nossa casa dos sonhos, costumamos partir da ideia da construção de uma obra do zero, mas nem sempre essa é a nossa realidade.
As moradias alugadas no Brasil representam cerca de 18,3%, o equivalente a 13,3 milhões segundo o IBGE. Mas será que mesmo alugadas elas não podem ficar a nossa cara? Uma moradia alugada não precisa ser um limitador para a expressão do seu estilo de decoração. Com esse post vamos te mostrar que é possível gastar pouco e transformar a sua casa em um verdadeiro lar.
Alugar uma casa ou apartamento geralmente é um grande passo, e é importante tornar o ambiente confortável, funcional, e principalmente, com a sua personalidade em cada detalhe. Porém, algumas restrições do proprietário ou do condomínio fazem com que os esforços e investimentos sejam vistos mais como um prejuízo do que como solução, principalmente quando você precisa devolvê-la exatamente como entrou.
Mesmo que pareça algo desnecessário, acreditamos que um imóvel alugado pode sim ser transformado, e para isso separamos alguns passos e intervenções práticas que podem te mostrar como investir na personalidade do seu lar.
Para começar... primeiro passo: Planejamento.
Pensar na reforma do seu apartamento evitando dores de cabeça no futuro exige planejamento! Separe um tempo para conhecer os seus gostos, identificar como seria o seu ambiente ideal e estruturar quais seriam os principais e mais urgentes pontos a serem mudados no seu apartamento.
Segundo passo: Identifique seu estilo e busque inspirações.
Mesmo conhecendo muito bem nossos gostos, às vezes é difícil reproduzi-los de forma legal na decoração dos ambientes. O ponto positivo é que através de sites de pesquisa e redes sociais como Pinterest e Instagram, podemos buscar uma vasta fonte de referências e ideias. A Archipolis tem uma pasta de inspirações no Pinterest e em nossas redes sociais e site você pode encontrar muitas referências de projetos que já fizemos. Dá uma olhadinha lá para se inspirar!
Terceiro passo: Busque pelas soluções mais práticas e temporárias.
Enxergando por outro ângulo, as limitações determinadas pelas normas do locatário podem se transformar em soluções engenhosas para o seu ambiente, que podem ser mais fáceis de aplicar, práticas para utilizar no dia a dia e que podem ser removidas no final do período de aluguel e até reaproveitados em ambientes futuros. Dê uma olhada em alguns exemplos:
- Papel de parede ou tecido
Quando alugamos apartamentos e nos deparamos com limitações de pintura, uma forma de dar vida aos ambientes e personalidade são os papéis de parede. Pela facilidade de instalação e limpeza, eles são uma ótima alternativa. Existem várias lojas online especializadas na venda desses materiais e a instalação pode ser feita por você mesmo seguindo as instruções de profissionais.
O Tecido também é uma boa opção, porém possui um custo mais elevado e o uso que requer um pouco mais de paciência além de uma cola resistente.
Fonte: Pinterest
- Piso flutuante
Os chamados pisos flutuantes, materiais que você coloca acima do piso existente, podem ser uma ótima solução quando não é possível quebrar o piso, além de transmitirem a ideia de um ambiente mais chique quando em tons amadeirados. São eles os pisos Laminados ou Vinílicos, que requerem um cuidado específico com relação à umidade mas que valem a pena pela transformação que trazem ao ambiente.
Fonte: Pinterest
- Construção de móveis minimalistas e multi usos
Sua sala não precisa de cadeiras de marca ou mesas com acabamento de pedra esculpida para parecer elegante e contemporâneo. O uso inteligente dos materiais mais acessíveis pode transformá-los em peças únicas e marcantes para o seu ambiente.
Por exemplo, o uso de materiais mais baratos como madeira pinus, com um toque de verniz e o planejamento certo, pode se transformar em um ripado de madeira elegante para decorar sua parede, a lateral de algum móvel, ou até a cabeceira da sua cama. Também aos fãs do estilo industrial, a aposta na combinação de madeira com poucas peças metálicas pode resultar em móveis minimalistas incríveis.
Fonte: Pinterest
- Uso de plantas
Um ambiente ganha outra vida e energia com o uso de plantas, trazendo a sensação de aconchego e tranquilidade. Deve-se estar atento ao tipo de planta para a luminosidade do seu espaço, mas algumas sugestões são as suculentas, a costela de adão, a begônia, bem como as heras e as jibóias, que são as mais utilizadas por pessoas que querem plantas independentes e que se ramificam bastante.
E caso você não tenha tempo, ou ache que não tem aptidão para cuidar de plantas, as artificiais também podem ser uma solução. Elas geralmente são muito utilizadas em jardins verticais, que também são uma boa aposta de decoração.
Fonte: Pinterest
- Iluminação e objetos de decoração
A escolha certa da luminosidade no seu ambiente consegue transformar qualquer cômodo em um quarto de hotel aconchegante e elegante, além dos objetos de decoração como tapetes, almofadas, cortinas, quadros, potes, pendentes e etc.
Para salas e quartos o ideal é escolher luminárias quentes - uma cor mais amarelada- , já para as cozinhas e banheiros uma luz fria é ideal - mais branca - pois são ambientes com mais atividades. Invista em luminárias e até mesmo ressignificar objetos como opções para mudar os detalhes de um ambiente. Você já ouviu falar no DIY, sigla para “Do It Yourself”, ou “Faça você mesmo”? É uma ótima maneira de começar a produzir sua própria decoração.
Fonte: Pinterest
Quarto passo: Se organize para a mudança
O seu processo de reforma não precisa acontecer da noite para o dia. Você vai passar um certo tempo se dedicando e planejando os materiais que irá comprar, separando um dinheiro e encontrando quem pode prestar os serviços de reforma para você. Mas tenha em mente que esse processo pode acontecer de forma gradual, dentro do seu tempo, para que as coisas saiam dentro do planejado e nenhum serviço fique mal feito, causando uma futura frustração.
Preparamos essas dicas com muito carinho e esperamos que possam ser aplicáveis no seu imóvel alugado. Não se esqueça de que, independente da dificuldade da tarefa, contratar um profissional especializado pode te garantir a melhor experiência de reforma sem se preocupar.
A Archipolis, por exemplo, presta serviços de projetos de reforma de interiores comerciais e residenciais, de mobiliário e até de reforma de fachada, buscando te proporcionar um serviço de arquitetura eficiente e acessível.
Agora que você já sabe que pode recorrer à Archipolis para ajudar, qual grande mudança você gostaria de fazer em seu espaço alugado? Nos conte aqui nos comentários.