Como organizar a casa para se adaptar a rotina de estudos e diversão das crianças durante a pandemia


Categoria: Diversos

Palavras chave: Como organizar a casa para se adaptar a rotina de estudos e diversão das crianças durante a pandemia

 

Criar um ambiente funcional, um espaço organizado é fundamental para manter a concentração e estimular o aprendizado, mas também é muito importante construir um ambiente interativo e que aguce a imaginação dos pequenos. Associar momentos de lazer e de aprendizado nem sempre é fácil, mas aqui vão algumas dicas para preparar a casa para  as crianças brincarem e aprenderem durante a pandemia.

 

Volta às aulas

Com as crianças tendo aulas de casa, muitos pais estão com dificuldade de adaptar o espaço para brincadeiras e estudos. Antes da pandemia, as coisas eram mais simples: arrumar a criança e levar pra escola e buscar. Agora, os pais precisam reestruturar toda a rotina para adequá-la tanto a eles quanto às crianças. Escrevemos esse conteúdo com isso em mente: ajudar os pais e mães a planejar e executar uma nova rotina, objetivando o bem-estar de todos na casa.

 

 

Este período também é uma caixinha de surpresa, por isso, além de conversar com os pequenos sobre o cenário mundial e explicar a importância de ficar em casa mantendo o isolamento social, é essencial criar um ambiente em que a criança aprenda, se divirta e se adapte.  

 

Determinar limites

Um exemplo do que se pode ter em casa  é um quadro branco, nele as crianças podem se expressar, desenhar e até mesmo realizar tarefas escolares. Ademais, este serve para ensinar a criança que o cantinho que ela poderá utilizar à vontade é esse, e assim, você não terá a surpresa de encontrar suas paredes todas rabiscadas. 

 

Outro item que estimula a organização das crianças é uma caixa organizadora. Essa pode ser de brinquedos, material de desenho, material escolar, etc. Com isso, os pequenos aprendem a guardar suas coisas e manter o ambiente organizado. Uma dica: Crie um horário de brincadeiras, onde você e seu filho poderão retirar os itens da caixa e depois guardá-los. Assim, além da criança entender que existe um horário para vocês brincarem, saberá a importância de manter a organização.

 

Criar espaços

Para ajudá-las a se distrair crie um ambiente especial para elas, traga lembranças dos ambientes externos para dentro de casa. Um ambiente onde elas possam brincar como num playground (o quintal por exemplo). Mas caso isso não seja possível, o quarto da criança pode ser uma boa opção, isso fará com que ela tenha mais prazer em estar em casa. 

 

Atividades a 4 mãos

Faça receitas com as crianças, use esse tempo para se conectar mais com as elas e como uma oportunidade para ensinar-lhes algo novo. Por exemplo, vocês podem aprender  a fazer uma pizza, pão de queijo, bolos, saladas, etc. Cozinhar com os filhos permite que eles cresçam em autoconhecimento, desenvolvam hábitos saudáveis de alimentação e sem contar que é algo bem divertido. 

 

 

Divisão de tarefas

Divida as atividades da criança com todos os habitantes da casa. Caso você more com outras pessoas além da criança, a função de tomar cuidado dela não precisa ser exclusivamente sua. Determine horários que outras pessoas possam ficar com ela, por exemplo: de manhã ela tem aula, de tarde ela fica com o irmão ou irmã e de noite o seu companheiro ou companheira pode te auxiliar a cuidar dela.

 

Alimentação

Deixe lanches a disposição da criança, seja dentro de um armário que ela alcance ou uma gaveta especial na geladeira. Deixe o lanche da manhã, da tarde ou da noite pronto para que ela possa pegar sem precisar te chamar. Além de reduzir as chances de você ter que parar o que está fazendo (como uma reunião importante, por exemplo) para auxiliar seu filho, essa prática também desenvolve a independência e autoconhecimento da criança. Lembre-se de instruir bem a criança quanto a quantidade e os horários da comida!

 

Atividades lúdicas

Aproveite para conferir dicas de atividades para fazer com suas crianças, o instagram Walking in the Wild trás vários jogos lúdicos para serem feitos a várias mãos, além de criar brinquedos coloridos e chamativos eles são feitos com coisas que geralmente seriam descartadas ou de fácil acesso. O blog Academia e o site Educação Infantil trazem brincadeiras mais do cotidiano e que não demandam tanto tempo, ideal para o dia que o trabalho demanda muito tempo.

 

A criação de um ambiente funcional e organizado é essencialmente importante para a adaptação da criança nesse momento. Além de estimular a criatividade, consegue-se passar de maneira divertida uma ideia de organização e responsabilidade. Vale a pena trazer essas ideias pra dentro de casa. 

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e veja como você pode melhorar seu conforto e produtividade no home office através de um ambiente adequado ergonomicamente.

 


Comentários


Fazer um comentário